Projeto Ano Jorge Amado na Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) realiza uma série de atividades em celebração do centenário do escritor baiano Jorge Amado. A programação se estende até o mês de dezembro de 2012 e integra o projeto Ano Jorge Amado, iniciativa desenvolvida pela Secult/BA ao lado de diversas instituições e personalidades ligadas ao universo e obra de Jorge.

Leia também: Curso Jorge Amado 2012 – II Colóquio de Literatura Brasileira

A partir do dia 09, às 19h, o público baiano poderá conferir a abertura da exposição Jorge, Amado e Universal, em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). A mostra, aberta até o dia 14 de outubro, já passou pelo Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e atraiu mais de 130 mil pessoas.

Matéria sobre a exposição Jorge, Amado e Universal

O Concerto Amado Amar, espetáculo com apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), acontece nos dias 10 e 11 de agosto, no Teatro Castro Alves (TCA) e no Pelourinho, respectivamente, ambas com entradas gratuitas. O evento contará com a participação especial de artistas Moraes Moreira, Saulo Fernandes, Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto e outros grandes músicos da Bahia.  Para o Concerto no TCA, o pré-convite do evento poderá ser trocado por duas cortesias na bilheteria do teatro, a partir do dia 8 de agosto, das 12h às 18h, ou até 1h antes do início do espetáculo. Trocas sujeitas à lotação da Sala Principal do TCA.

Orquestra Sinfônica da Bahia no Concerto Amado Amar

As ações em homenagem ao centenário de Jorge Amado se prolongam até o final do ano. Dentre elas, lançamento do livro ABC de Jorge Amado, um cordel idealizado pelo cantor e compositor Moraes Moreira, com ilustrações de Bel Borba.

Composta por adaptações cinematográficas de obras como Tieta do Agreste e os documentários Jorge Amado no Cinema, a mostra itinerante Jorge Cine Amado é voltada principalmente aos estudantes de escolas públicas do interior e da capital do Estado. O cronograma de apresentações começa dia 08 de outubro, em Porto Seguro. Palestras e debates sobre as obras assistidas completam a mostra, que possui entrada gratuita.